28/11/2011

Dicas úteis para jornalistas no Twitter

Há alguns dias li um post interessante no blog Midia8, sobre a relação entre jornalismo e Twitter. O autor do texto discutia o fato de que muitos jornalistas não sabem utilizar a ferramenta dentro dos jornais. De fato, eu concordo e até comentei minha opinião.

Muitas empresas de comunicação possuem perfil no microblog e postam nele apenas um breve título seguido do link da notícia. Tudo bem, temos que considerar que o Twitter é uma ótima ferramenta de divulgação de notícias. Porém, a plataforma disponibiliza recursos muito úteis para os noticiários.


Por exemplo, o Twitter pode ser ótimo para jornalistas que buscam fontes para suas matérias. O perfil @Ajudeumreporter é um dos exemplos de perfil onde muitos repórteres enviam DM solicitando personagens para uma reportagem. Eu mesma já fiz isso e recebi várias sugestões de fontes.

Além disso, é interessante para o jornalista saber o que está sendo comentado na web, qual vídeo está bombando no momento, pois esses assuntos 'quentes' geram pauta na mídia.

Uma outra opção interessante para jornalistas é monitorar palavras-chave que tenham relação com a editoria para qual o repórter escreve. Por exemplo, se um jornalista econômico escreve sobre a crise de um banco, ele pode monitorar, através de ferramentas gratuitas, o que os internautas estão falando sobre tal crise, encontrar fontes/vítimas, etc.

Se você é jornalista e está lendo este post, que tal começar a seguir essas dicas?

:-)

Iolanda Vieira


Nenhum comentário: