03/01/2012

Tudo novo de novo

Para começar bem este novo ano, falarei sobre boas práticas de marketing digital para 2012, ano em que novos dispositivos prometem chegar para sacudir o mercado tecnológico mundial.

A indústria em expansão digital está propensa a interferir no que vamos discutir, consumir, assistir e compartilhar durante este ano.

Além disso, uma pesquisa da eMarketer prevê um aumento de 14,4% com gastos com publicidade online nos EUA. A gigante Google diz que vídeos de anúncios vão melhorar os resultados das campanha offline. Isso mostra a força que o meio digital conseguirá neste novo ano.

Para quem trabalha na área, é hora de pôr a cabeça no lugar e focar nas melhores práticas das empresas que foram campeãs em inovação e criatividade no último ano.

Em primeiro lugar, crie uma linguagem própria para sua marca. Especialistas apostam na ideia de que a relevância reinará em 2012. Tenha em mente os desejos dos consumidores, junto com suas esperanças e aspirações centrais. Não esqueça de cinco palavras importantes para suas ações: utilidade, entretenimento, informação, recompensas e reconhecimento.

A tecnologia precisa de criatividade para se reinventar, especialmente no que diz respeito à publicidade online. Muitos profissionais mantém o foco nas maravilhosas tecnologias e se esquecem dos conteúdos nos anúncios. Você pode criar uma boa iniciativa para encontrar seus consumidores, mas como envolvê-los? A resposta para esta pergunta está no contexto da página na qual o anúncio será inserido. Ele deve estar alinhado e seu conteúdo deve ser relacionando a este contexto.

Com o desenvolvimento das métricas, os anunciantes podem agora olhar mais de perto o comportamento do consumidor para obter mais retorno fora de campanhas. Como a tecnologia nos dá uma visão mais clara de engajamento e retenção, notamos que conteúdo com qualidade é o que impulsiona resultados.

Muitas marcas mudaram de canal e passaram a ter páginas no Facebook e perfis no Twitter. O formato dos anúncios mudaram e tiveram que ser adaptados a esses novos meios. A Rede Globo lançou recentemente sua fanpage no Facebook, o que representa mais um canal de interação da empresa com o telespectador. Muitos acham as mídias sociais como concorrentes em relação à audiência do canal. Não penso assim. As emissoras devem utilizar esses canais como meios complementares. Como muitos internautas acessam mais o Facebook do que o canal da emissora, ele pode funcionar como uma opção para quem não pode assistir naquele instante. Ou então, em uma cena importante de uma novela, o telespectador pode comentar na fanpage e interagir com outros. Se a rede for utilizada adequadamente, com conteúdo complementar e relevante, acho válido. Mas ainda é cedo para avaliar as ações da empresa nas redes. Vamos esperar os próximos capítulos.

Um feliz ano novo para todos!

Um comentário:

emanuelfarias disse...

Coerente total o texto. 2012 vai ser o ano em que as Redes Sociais alcançarão de certa forma sua plenitude como plataforma mas ainda estaremos experimentando os formatos de "como anunciar" para tantas pessoas ao mesmo tempo sem perder o foco. Parabéns pela visão!